SLIDE

Brasília: dicas de pontos turísticos, lazer e restaurante

Brasília, capital federal do Brasil, possui uma ótima organização em seu entorno, chamando à atenção dos turistas que estão procurando lugares para visitar e conhecer um pouco mais sobre a sua história.

Localizados em lugares diferentes, os pontos turísticos estão sempre bem conservados e com um bom público interessado em explorar Brasília.

Praça dos Três Poderes
Pode-se observar três monumentos que representam os poderes: Legislativo - Congresso Nacional, Executivo - Palácio do Planalto e Judiciário - Supremo Tribunal Federal. A praça é um dos pontos turísticos mais visitado de Brasília.
Uma dica é fazer uma visita nas partes internas do Congresso Nacional, que está aberto para o público todos os dias das 9h às 17h30.  Uma opção é agendar o horário de visitação no site do Congresso, principalmente às terça, quartas e quintas-feiras que são dias de maiores movimentos - Link: http://www2.congressonacional.leg.br/visite/agendamento-pt.
É uma ótima sugestão para conhecer sobre a história da nossa política, passando pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A visita é gratuita.

Endereço: Praça dos Três Poderes - Brasília - DF


Torre de Televisão
Se não tiver medo de altura, é um ótimo passeio para ver Brasília do alto e tirar belas fotos. A torre possui 224m de altura e fica localizada no centro da cidade. De terça a domingo pode-se também passear pela feira de artesanato que fica ao redor da torre de televisão. A Praça das Fontes que fica bem ao lado da torre é um local bem bonito, com uma grande fonte, muito verdes e uma placa com o escrito "EU <3 BRASÍLIA" que é bem bacana para tirar fotos divertidas!.
A subida na torre é gratuita, funcionando na parte da manhã e a noite.

Horários de funcionamento: Mezanino - terça-feira a domingo das 9h às 19h. Mirante - terça-feira a domingo das 9h às 19h. Feira de Artesanato - terça a quinta-feira das 9h às 17h e de sexta-feira a domingo das 9h às 18h.

Endereço: Eixo Monumental Oeste


Memorial JK
Museu bem construido e conservado. Foi inaugurado em 1981 para enaltecer a história de vida do presidente Juscelino Kubitschek, dando destaque aos seus trabalhos feitos durante seu mandato e pela construção da capital do país, Brasília.
O Memorial possui dois andares, no primeiro contém um vídeo sobre a construção de Brasília, a biblioteca de JK, a sala de metas do governo e o gabinete de sua esposa Sarah Kubitschek, já no segundo andar ficam expostas fotos, vestimentas usadas por JK e sua mulher, homenagens recebidas e o túmulo de JK em um espaço grandioso.
Vale a pena tirar um tempo e ir visitar o Memorial.
Para entrar no Memorial é preciso pagar R$ 10,00 por pessoa. O horário de funcionamento é de terça a domingo de 9h às 18h.

Endereço: Eixo Monumental - Lado Oeste Praça do Cruzeiro


Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Ao entrar na Catedral já da para ver a beleza e o porque de muitas pessoas visitarem o local. Possui  16 perfis curvos unidos no topo e no interior há três anjos presos por cabos de aço, que representam os 3 Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. A catedral foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Pode-se comprar lembranças religiosas.
É possível conferir no site o horário de missas e confissões - http://catedral.org.br/missas

Endereço: Esplanada dos Ministérios - Lote S/N
Ponte JK
Inaugurada em 2012, deixou a cidade de Brasília com ar de modernidade. A ponte liga a saída do Eixo Monumental à QI 26 do Lago Sul. Possui 3 arcos metálicos que se intercalam. Se quiser tirar uma foto de perto da ponte aconselho parar o carro e ir a pé até onde é permitido.

Endereço:  Saída Eixo Monumental, Lago Paranoá
Santuário Dom Bosco
Ao entrar no Santuário os olhos enchem de cor por conta dos vitrais azuis que possuem uma cor forte, fazendo entrar uma luz radiante. A construção se deu para homenagear o padroeiro de Brasília, Dom Bosco.  
Mais informações sobre horários de missas - http://arquidiocesedebrasilia.org.br/pagina.php?p=dombosco

Endereço: St. de Habitações Individuais Geminadas Sul 702 B
Parque da Cidade
É o maior parque urbano do mundo, possuindo espaço para pessoas se exercitarem e se divertirem. Além disso, é ótimo para ir com crianças por conta do parque de diversões. O parque também conta com bares e muita área verde.

Endereço:  SHCS - Brasília, DF

Pensando na comodidade dos turistas, existe um passeio de city tour feito pela empresa "catedral turismo", passando pelos principais pontos turísticos de Brasília. É feito em um ônibus aberto, àqueles da cidade de Londres (rsrs). No site possui informações e preços - https://catedralturismo.com.br/city-tour

Além destes pontos turísticos que sugeri, Brasília tem outros locais que também podem ser visitados como: Concha Acústica, Jardim Botânico, Jardim Zoológico, Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, Biblioteca Nacional de Brasília, Museu Nacional da República, Palácio da Alvorada, Catetinho, Museu da Imprensa, Memorial dos Povos Indígenas, Palácio da Justiça, Palácio do Buriti, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Espaço Oscar Niemeyer, Esplanada dos Ministérios, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima,  Palácio do Itamaraty, Torre de Tv Digital e Templo da Boa Vontade.

Lazer - Pontão Lago Sul - Lago Paranoá
Local muito charmoso localizado a beira do lago Paranoá que possui 40km de extensão. Há diversos bares, restaurantes e atividades para lazer, além de uma linda vista do lago e da Ponte JK. É um local ideal para tirar lindas fotos e ver o por do sol com os amigos, família ou namorado(a).
Existe passeios de barcos para os turistas e visitantes pelo lago. Além disto, regatas, ski aquático, vela, pesca amadora, windsurf e banho em áreas publicas chamam à atenção de quem passa pelo local.
O pontão fica aberto de Domingo e Segunda das 7h às 00h00, Terça e Quinta 7h às 1h00, Sexta e Sábado 7h às 2h00 e os restaurantes possuem horários independentes.

Endereço:  SHIS Quadra 10  Lote 1-3 - Lago Sul 

Se precisar fazer compras, Brasília também tem várias opções de shoppings, como: Conjunto Nacional, Brasília Shopping, Boulevard Shopping e Shopping Iguatemi.



Restaurante
Depois de visitar e conhecer todos os locais que ficam espalhados por Brasília, a fome bate e um restaurante muito gostoso e que se sai de barriga cheia é a "Galeteria Gaúcha".  O espaço é bem aconchegante e o galeto na brasa vem acompanhado de: massa (talharim à bolonhesa), maionese, polenta na chapa, salada verde, molho com ervas e arroz branco.
O valor do rodízio é R$ 45,00 por pessoa.

Facebook: https://www.facebook.com/galeteriagaucha/

Endereço: Shin CA 07 - Lago Norte



Vale a pena planejar sua viagem para Brasília e visitar os pontos turísticos que estão presentes na cidade. 

Brasília não tem somente um lado político, mas é uma cidade com características urbanas como qualquer outra capital do país, com suas belezas, com seus problemas, mas destaco que é uma cidade moderna, agitada e com espaços públicos organizados. Brasília é surpreendente!

Espero que tenham gostado das dicas e das explicações sobre os lugares! Qualquer dúvida, me chamem!

Um beijo!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Erica, tudo bem?

      Fico feliz que gostou do post :).
      Muito obrigada pelo comentário e pela visita!

      Um super beijo!

      Excluir
  2. Que incrivel!
    Brasilia realmente tem lugares maravilhosos para ir tirar umas ferias!
    Muito bom seu post ♥

    Estou seguindo seu blog ♥

    Beijos ♥
    http://blogdathaiara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiara, tudo bem?

      Brasília é um super lugar para visitar, vale a pena!
      Fico feliz que gostou do post :).

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um super beijo!

      Excluir