SLIDE

Curativos Urbanos: cidade curada com band-aid

Um grupo de jovens amigos paulistanos tiveram a iniciativa em 2012,  de melhorar a qualidade da vida urbana, através do amor pela cidade.

Aline Peres, Ana Carolina Angotti, Rafaella Wolf, Jeniffer Heemann, Maria Occarina e Renato Forster sentiram que a cidade necessitava ser cuidada e curada, surgindo o Curativos Urbanos.

Querem conhecer mais sobre esse projeto? Então vamos lá!

Finalidade do projeto:
A finalidade do projeto é chamar atenção tanto da sociedade como do poder público, incentivando as pessoas a analisarem o local que passam todos os dias, a falarem sobre isso e, quem sabe, se interessar mais pelo assunto, pois o grupo acredita muito na força que as pessoas têm para mudar a realidade em que vivem.
O foco do Curativos Urbanos é melhorar a conservação e a manutenção das calçadas, por muitas delas apresentam algum tipo de irregularidade.

Por que a cidade curada por band-aid?
A fim de poder chamar a atenção das pessoas como um tom bem humorado, o band-aid fabricado em cores alegres e vivas foi a forma encontrada para sinalizar os locais que necessitam ser curados. O primeiro lugar escolhido para a colocação dos band-aid pelos jovens foi a Avenida Paulista, por ser um local de grande movimentação de pessoas vindas de bairro diferentes.


Curativo Urbano colocado na Av. Paulista, entre a rua Carlos Sampaio e Av. Brig. Luis Antonio

Em quais cidades e bairros pode-se encontrar o band-aid?
O Bairro da Vila Madalena - SP também foi adotado para o desenvolvimento das ações. O grupo percebeu que a "Vila Madá" precisava de uma ajuda. Por usarem muito o bairro e vivenciarem todos os obstáculos encontrados nas calçadas, resolveram que seria preciso colocar em prática a ação.
Na Vila Madalena o projeto gerou muita repercussão, assim como, na região do Centro Antigo de São Paulo, pelo fato das pessoas ficarem curiosas, fazendo com que a ação fosse repetida algumas vezes.
Além da cidade de São Paulo, a ação também se desenvolveu em Assis, Campinas e Ribeirão Preto, no interior do Estado, no Rio de Janeiro, nos bairros de Botafogo e Gávia. Além das cidades de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, em Vitória da Conquista, no Estado da Bahia e em Barra do Bugres no Estado de Mato Grosso. Além disso, um grande destaque é que o projeto já atravessou a fronteira brasileira, chegando até Roma na Itália.

Band-aid colocado na Vila Madalena - São Paulo

Como que o grupo percebe que é preciso colocar o band-aid?
A atuação do Curativos Urbanos acontece a medida que os criadores constatam a necessidade de agirem em determinado local. As ações não tem data e nem hora determinada para acontecer, pode ocorrer de dia de semana, final de semana, a noite ou durante o dia.

Como é feita a montagem dos curativos?
A montagem dos curativos é bem simples, o grupo se reuni em alguma casa ou praça, enquanto cortam e colam as peças fazem o roteiro por onde irão colocar os curativos.

Como é feita a retirada dos bad-aids?
A retirada dos band-aids é uma preocupação do grupo, assim a cada ação eles voltam no dia seguinte para recolher os curativos que ainda não foram levados pelos transeuntes (pessoas de passagem), curiosos ou pelo pessoal da limpeza urbana, assim evita que os curativos virem lixo e contribuam para outro problema da cidade.

A calçada ideal para o grupo
O projeto acredita que uma boa calçada é aquela onde todos possam circular com segurança, principalmente os idosos, as pessoas com deficiência e crianças. Para eles todos os cidadãos devem ter condições de se locomover pela sua cidade com qualidade e, para isso, o mínimo que se necessita são as calçadas decentes e acessíveis.

O retorno para o grupo
O melhor retorno que o Curativos Urbanos tiveram foi a mudança no comportamento das pessoas, que começaram a discutir mais e mais a produtividade sobre as calçadas e a mobilidade.

Facebook
Desde o inicio da iniciativa,  a divulgação é feita somente através da página no Facebook, tento 14.000 acessos, trazendo informações oficiais sobre o projeto e os passos já dados, bem como as iniciativas futuras. O Curativos Urbanos está estudando alguma forma de concretizar suas ações, ou seja, consertar uma calçada efetivamente.
Para acessa a página só clicar no link: https://www.facebook.com/curativosurbanos/?fref=ts

Ajuda do público
Você também pode fazer a sua parte e executar essa ação, se ver uma calçada em um estado precário faça um band-aid colorido e coloque no local.  No facebook do Curativos Urbanos tem o passo a passo de como montar o band-aid :).

Espero que vocês tenham gostado dessa iniciativa criativa e inteligente que o Curativo faz para ajudar as calçadas de várias cidades e países.

Se encontraram ou colocarem por ai um grande band-aid tirem uma foto e me enviem, que colocarei aqui no blog :D

Um super beijo!

6 comentários:

  1. Gostei do tema! Divertido e informativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :) fico feliz que gostou do tema! Um super beijo e obrigada por visitar o meu blog.

      Excluir
  2. Ai que legal a iniciativa, adorei!
    Uma boa forma de conscientizar a população e cobrar das prefs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, tudo bem ? sim é uma forma muito criativa e bem legal para conscientizar a população. Rsrsrs as cobras das prefs foi boa! Obrigada por entrar no meu blog! Um beijo.

      Excluir
  3. Muito legal esse projeto Bárbara! Parabéns!
    Vem fazer uma visitinha no meu blog!
    Beijinhos
    Blog|Fanpage|Instagram|Youtube|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana, tudo bem?
      Fico feliz que achou bacana o projeto! Realmente é bem legal mesmo.

      Um beijo

      Excluir