SLIDE

Joy: O Nome de Sucesso

Para os cinéfilos de plantão, o ano começou muito animado. No mês de Janeiro foram lançados vários filmes bons como: Pai em Dose Dupla, Tirando O Atraso, A Escolha, A Grande Aposta, Joy: O Nome de Sucesso, entre outros.

Escolhi Joy: O Nome de Sucesso, para comentar, porque achei a história inspiradora. Espero que curtam!


Diretor:
Filme feito pelo diretor David O. Russell, famoso por outros filmes como: O Lado Bom da Vida, Três Reis, O Vencedor e Trapaça. É o terceiro filme de David que tem a Jennifer Layrence e o Bradley Cooper (ex marido de Joy) no elenco.  Também como nome de peso temos o Robert De Niro (pai de Joy).

História do filme:
O filme conta a história de Joy Mangano (Jennifer Layrence), uma menina que desde criança era muito criativa, fazia dobraduras com o papel e tinha muita imaginação. A narrativa trabalha com flashbacks fazendo com que o telespectador fique mais atento aos detalhes. O filme se passa na década de 90 e mostra a dificuldade de uma mulher para conseguir um cargo no mercado de trabalho.

História real?
O filme é inspirado na história real de Joy Mangano, norte-americana, formada em Administração, divorciada, com dois filhos e que estava precisando fazer um dinheiro. Então, para conseguir crescer na vida, ela criou um esfregão, aquele chamado "Miracle Mop", que vendeu muito e fez o maior sucesso. Joy Mangano deu certo na vida após a criação, conseguindo alcançar o American Dream (o sonho americano).

Vida de Joy Mangano na ficção:
A trajetória de Joy não foi nada fácil, a moça vivia numa família de classe baixa, portanto, ela tinha que trabalhar para sustentar a si e os seus familiares. Joy desistiu da faculdade para ajudar o pai e cuidar da mãe.  Ela trabalhava em uma empresa aérea para conseguir alguma renda. Joy carregava a família nas costas, trabalhando muito. Seu pai e sua mãe, eram separados, mas mesmo assim viviam na mesma casa, juntamente com o seu ex-marido, que era um cantor e ainda os seus dois filhos (uma menina e um menino). A sua avô, que também residia com todos, é quem narra a a história no filme, por acreditar nas ideias de sua neta, desde a infância até Joy se tornar uma empreendedora de sucesso.

A luta para fazer sucesso com a invenção:
Como Joy sempre foi criativa, um dia ela teve um insite. Isso tudo por causa da dificuldade em limpar  um simples copo de vinho que virou no chão de um barco. A ideia era inventar um esfregão para limpar o chão que fosse diferenciado. Algo como após feita a limpeza pode-se retirar a parte de baixo, lavar na máquina e ainda ficar em perfeito estado para ser usado novamente. Moderno não?
Porém, para conseguir fazer essa invenção dar certo Joy Mangano teve que passar por cima do seu pai, da sua madrasta e do mercado para conseguir vender e fazer sucesso com o seu esfregão. Por incrível que pareça, quem vai ajudar a moça a conseguir fazer sucesso com a sua criação é o seu ex marido (Ramírez). Ele vê que Joy está fazendo de tudo para sair do sufoco, pois estava com as contas atrasadas e cheia de dívidas. Ela estava desesperada, já que nem sustentar seus próprios filho estava conseguindo.

Como o ex marido ajuda Joy?
Ramírez apresenta Joy para Neil Walker, executivo de um canal de vendas, este homem tem um programa de televisão que vende produtos, e conforme mais ligações do público para o canal, durante à apresentação, o inventor ganha mais dinheiro. Então, o apresentador compra a idéia de Joy e coloca um homem, que não sabe manusear o produto, para apresenta-lo, mas ele faz tudo errado, deixando Joy frustada.
Mesmo aborrecida com a situação, ela não desistiu, e pediu uma segunda chance para o executivo, mas a apresentação do produto teria que ser feito por ela, quando o programa fosse ao ar.

E agora deu certo a tentativa de divulgação do produto?
Joy Mangano entrou ao vivo super confiante para divulgar o seu esfregão, porém ela travou e não consiga falar nada. Até que uma amiga que estava assistindo ao programa ligou para a emissora falando que queria comprar o produto, e foi ai que Joy criou coragem e começou a demonstrar como que funcionava o seu esfregão. De repente muitas pessoas começaram a ligar procurando o produto, até que Joy bateu o recorde de ligações. A partir desse momento, começou a ganhar muito dinheiro com a sua criação, virando uma empresária de sucesso, mas essa é só uma parte de sua luta.

Drama e final do filme:
Se você gostou de tudo que contei e quer saber como será desfecho da luta de Joy, fica aqui uma dica: assista o filme. Vale a pena!

Lição da história narrada:
O filme passa algumas lições importantes de como é preciso superar obstáculo para conseguir o que se quer, nada de desistir na primeira tentativa quando se recebe um não.
Lí algumas críticas sobre o filme e várias pessoas não gostaram, mas apesar disso me chamou bastante atenção a narrativa. É muito inspirador e contagiante ver a luta e força de vontade da personagem para conseguir fazer sucesso. Para quem gosta de uma história inspiradora de empreendedorismo, esse filme é o ideal.

Se você já assistiu ao filme e tem alguma opinião sobre ele conte para mim, vou ficar muito feliz :)

Um super beijo!

Um comentário:

  1. História de sucesso geralmente tem muita ralação e pouco glamur ao contrário do que muitos pensam O film

    e mostra bem isto!


    ResponderExcluir